Bem-vindo ao MIP/CCB/UFSC.

30/01/2024 14:00

O Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP)

ocupa o 7° e 8° andares dos blocos F e G do novo prédio do

Centro de Ciências Biológicas da UFSC,  no bairro do Córrego Grande, Florianópolis.

♦♦♦♦♦♦♦♦

Chefia do MIP (período 2022-2024)

Prof. Dr. Oscar Bruna Romero

Chefe do MIP/CCB/UFSC

Prof. Dr. Márcio José Rossi

Subchefe do MIP/CCB/UFSC

46 anos dedicados ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão Universitárias

O Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou suas atividades em 1976 e dedica-se a atividades de ensino (Graduação e Pós-Graduação), pesquisa e extensão universitárias.

Congregando quatro áreas do conhecimento, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Bioinformática e Biologia de Sistemas, seu corpo técnico é composto de 22 Servidores Docentes e 03 Servidores Técnico-Administrativos em Educação. Todos os seus Docentes são Doutores e participam de diferentes grupos de pesquisa do CNPq, sendo que 23% destes são bolsistas de produtividade científica.

O MIP alberga 11 diferentes laboratórios de pesquisa, atende a 12 de graduação, tendo docentes credenciados em 5 programas de Pós-Graduação da UFSC (Biotecnologia e Biociências, Farmacologia, Ciências Médicas, PROFBIO, Recursos Genéticos Vegetais), sendo a atuação principalmente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências  (CONCEITO 5 na CAPES).

Missão: Promover de forma integrada a produção e difusão do conhecimento para a capacitação de recursos humanos de qualidade, formando profissionais que atendam demandas da sociedade por meio de pesquisa básica e aplicada, promovendo a interface entre a academia e o mercado de trabalho.

Visão: Ser referência nacional no desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de conhecimento desenvolvidas no Departamento de forma a atender demandas da sociedade, com excelência dos seus cursos, na produção científica e pelo impacto social das suas atividades.

Valores: Respeito, Ética, Multidisciplinariedade, Eficiência, Transparência, Qualidade, Probidade, Pluralidade, Realização profissional, Pensamento e ações norteados pela ciência (Cientificismo).

Propósito: Desenvolver as pessoas de forma integral por meio da ciência.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦