Extensão

A Constituição Federal de 1988 em seu Artigo 207º preconiza que “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Dessa forma, assim como o ensino e a pesquisa, as atividades de extensão fazem parte do rol de atividades desempenhadas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mas o que é afinal uma atividade de extensão? São consideradas atividades de extensão toda e qualquer atividade outra que não Ensino (cursos regulares de graduação ou pós-graduação) ou Pesquisa, e que sejam focadas na interação entre a Academia e a Sociedade, trazendo diretamente a esta última os conhecimentos gerados na Universidade. Para fins de registro e/ou progressão, as atividades de extensão podem ser classificadas em duas categorias: ações de extensão ou atividades docentes, como mostra o fluxograma abaixo.

O Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia tem como focos de ação atividades envolvendo microrganismos como bactérias, fungos e leveduras, parasitas e a imunologia básica e aplicada. O Departamento desenvolve projetos de extensão universitária como a prestação de serviços à comunidade (atendimentos, cursos extra-curriculares abertos ao público em geral, capacitações na áreas afins dos pesquisadores do Departamento, produção de materiais didáticos, divulgação e comunicação científica, dentre outros), bem como serviços à empresas públicas e privadas (como análises de risco, testes diagnósticos, levantamento e mitigação de impactos ambientais, apoio epidemiológico à Instituições governamentais responsáveis, dentre outros) totalizando mais de 40 projetos desenvolvidos nos anos 2018, 2019 e 2020.

Para maiores informações a respeito dos projetos de extensão que se encontram em desenvolvimento em nosso departamento, acesse: https://sigpex.sistemas.ufsc.br/publico/consultaSemSigilo.xhtml

 

INFORMAÇÕES PROCEDIMENTAIS

Registro no SIGPEX: https://sigpex.sistemas.ufsc.br/

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 88/2016/CUn, DE 25 DE OUTUBRO 2016

Dispõe sobre as normas que regulamentam as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina.

Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/11/Resolu%C3%A7%C3%A3oNormativa_88_Extens%C3%A3o.pdf

 

1 – Cálculo de carga horária semanal (para o SIGPEX):

No lançamento de programas, projetos, cursos ou eventos, independente de entrarem no PAAD ou não, a carga horária semanal por semestre deve ser calculada dividindo o total de horas da ação por 18 (semanas).

2 – Qual é o trâmite de aprovação de uma Ação de Extensão ou Atividade Docente?

Coordenador da ação de extensão faz o registro da ação no SIGPEX  o Coordenador de Extensão do Departamento analisa a ação proposta e:

  • Elabora parecer e encaminha para aprovação no Colegiado do Departamento Colegiado do Departamento Aprovar/Reprovar, OU
  • Aprova a atividade ad referendum e encaminha no prazo de 30 dias para a aprovação no Colegiado do Departamento Colegiado do Departamento Aprovar(homologação da aprovação ad referendum/Reprovação.

Após qualquer uma das vias iniciais, o Coordenador de Extensão registra a Aprovação/Reprovação no sistema SIGPEX  quando a ação envolve participantes de outro Departamento, os participantes deverão ser aprovados em cada Departamento e a ação deverá ser aprovada novamente pelo Coordenador Geral de Extensão do CCB.

Após a Atividade ser Aprovada  coordenador da ação realiza a ação de extensão  coordenador da ação preenche o Relatório Final (o preenchimento de todos os campos solicitados no SIGPEX é obrigatório, além de anexação dos comprovantes obrigatórios da ação Coordenador de Extensão analisa o Relatório Final, aprova e encaminha para aprovação no Colegiado do  coordenador da ação pode emitir os certificados relativos à ação.

Prorrogação de prazo: na data informada como término ação de extensão, o coordenador receberá uma mensagem de e-mail solicitando que elabore o relatório final. Caso o coordenador queira prorrogar o prazo, deve abrir o formulário, na aba “Relatório Final”, escolher a opção “atividade em andamento” e informar a nova data prevista para o encerramento da ação (máximo de 120 dias).

3 – Inscrições e certificados:

Em caso de atividades que necessitem de geração de certificados os participantes devem fazer suas inscrições no site http://inscricoes.ufsc.br/ e se inscrever na atividade que deverá ter sido previamente criada pelo coordenador da atividade.

Após a apresentação do relatório (final ou parcial) com sua respectiva aprovação, os certificados ficam disponíveis para serem gerados pelo coordenador e os links de geração de certificado enviados aos participantes, por meio do site https://certificados.ufsc.br/.

4 – Ressarcimento Institucional:

Orientações para recolher os ressarcimentos previstos na Resolução 88/CUn/2016, sobre recursos financeiros obtidos em atividades ou ações de extensão que não envolvem as Fundações de Apoio.

Disponível em: https://proex.ufsc.br/movimentacoes-financeiras/.

5 – O que é extensão e outras dúvidas sobre o registro no SIGPEX, procedimentos, certificados:

Disponível em: https://proex.paginas.ufsc.br/files/2019/04/CARTILHA-PERGUNTAS-PROEX_web_i.pdf

6 – Curricularização da extensão na ufsc:

Disponível em: https://curricularizacaodaextensao.ufsc.br/


Coordenadoria de extensão

Prof. Dra. Fabienne Antunes Ferreira

telefone-300x221+ 48 3721 7159

Office_room_icon.svg_MIP 2 andar Sala 210

email-icon fabienne.ferreira at ufsc.br