A OMS recomenda a vacina R21/Matrix-M para a prevenção da malária em recomendações atualizadas sobre imunização

13/11/2023 10:05

2 de outubro de 2023 GenebraA Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou uma nova vacina, R21/Matrix-M, para a prevenção da malária em crianças. A recomendação segue os conselhos da OMS: Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE) e Grupo Consultivo para Políticas sobre a Malária (MPAG) e foi aprovada pelo Diretor-Geral da OMS após a sua reunião regular semestral realizada de 25 a 29 de setembro.

A OMS também emitiu recomendações sobre o aconselhamento do SAGE para novas vacinas contra a dengue e a meningite, juntamente com o calendário de imunização e recomendações de produtos para a COVID-19. A OMS também emitiu recomendações programáticas importantes de imunização sobre a poliomielite, IA2030 e recuperação do programa de imunização.

A vacina R21 é a segunda vacina contra a malária recomendada pela OMS, seguindo a vacina RTS,S/AS01, que recebeu uma recomendação da OMS em 2021. Ambas as vacinas demonstraram ser seguras e eficazes na prevenção da malária em crianças e, quando implementadas amplamente, são deverá ter um elevado impacto na saúde pública. A malária, uma doença transmitida por mosquitos, representa um fardo particularmente elevado para as crianças na Região Africana, onde quase meio milhão de crianças morrem anualmente devido à doença.