Extensão

Coordenadoria de extensão

Prof. Dr. Claudio Roberto Fonseca Sousa Soares

telefone-300x221+ 48 3721 5165

Office_room_icon.svg_MIP 2 andar Sala 205

email-icon claudio.soares at ufsc.br


Formulários e documentos


Projetos de extensão do departamento

O Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) desenvolve diferentes projetos de extensão universitária, os quais estão listados a seguir:

Análise de insetos coletados pelos peritos criminais do IGP/SSP em corpos humanos

Os insetos que colonizam corpos em decomposição podem contribuir para auxiliar a elucidação de crimes, disciplina que chamamos de entomologia forense.
O objetivo geral do projeto é contribuir com as investigações conduzidas pelos Peritos Criminais do Instituto Geral de Perícias – IGP da Secretaria de Segurança Pública – SSP do Estado de Santa Catarina através da identificação da espécie e estágio de desenvolvimento dos insetos coletados em corpos humanos.
  • Coletar larvas de insetos em corpos humanos em decomposição
  • Manter as amostras em insetário até a emergência dos adultos e identificá-los
  • Fornecer laudos para o IGP/SSP/SC com as conclusões sobre as características da morte com base nos insetos identificados

Professor(es): Prof. Dr. Carlos José de Carvalho Pinto


Produção de Material Didático

 

As universidades federais, por sua excelência no desenvolvimento da ciência no país, muitas vezes mantém considerável quantidade de amostras biológicas utilizadas em pesquisas. Este projeto visa o desenvolvimento de modelos e kits didáticos, especialmente com amostras de vetores e lâminas de microscopia de protozoários parasitas para fornecimento para escolas e universidades.
Os insetos vetores de doenças são mantidos rotineiramente no insetário do MIP, assim como as culturas de protozoários. Kits pedagógicos e lâminas de microscopia serão produzidas por técnicas padrão.

Professor(es): Prof. Dr. Carlos José de Carvalho Pinto


Grupo de Interesse em Imunologia, GII-UFSC

 

O Grupo de Interesse em Imunologia – GII-UFSC é um espaço de discussão dos avanços científicos recentes dos mais diversos aspectos da imunologia com uma visão multidisciplinar. Todos podem participar: alunos de graduação, pós-graduação, funcionários, professores de todas as áreas. Toda Segunda-feira – 17:15 – Sala Auditório BEG, Andar Térreo MIP. Contato: grupoimuno.ufsc@gmail.com
Esperamos vocês!

Professor(es): Prof. Dr. Carlos Rodrigo Zarate Blades


Consolidação e formalização do núcleo de ensino, pesquisa e extensão em agroecologia – NEPEA-SC

 

Objetivo: Consolidar e formalizar o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia – NEPEA-SC envolvendo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Centro de Ciências Agrárias – Florianópolis), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Campus Curitibanos), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural-EPAGRI (Regional da Grande Florianópolis, Estação Experimental de Ituporanga, Centro de Pesquisas para Agricultura Familiar – Cepaf e Regional de Chapecó) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Centro de Ciências Agroveterinárias).

Professor(es): Prof. Dr. Claudio Roberto Fonseca Sousa Soares


Avaliação do Efeito de Produtos, Utilizados no Pré-Tratamento de Sementes de Soja, em Inoculaste Formulado com Cepas de Bradyrhizobium elkanii

 

Atividade de prestação de serviços para a Empresa Novozymes e Monsanto visando registro de inoculantes microbianos  (rizóbios) junto ao MAPA para a cultura da soja.
Para isso, amostras de sementes de soja tratadas com agroquímicos estão sendo analisadas pelo Laboratório de Microbiologia do Solo para avaliar a sobrevivência da bactéria Bradyrhizobium elkanii de modo a comprovar a efetividade de produtos protetores da inoculação.
Este projeto está sendo realizado concomitantemente com outros três laboratórios no Brasil.

Professor(es): Prof. Dr. Claudio Roberto Fonseca Sousa Soares


Cooperação técnico-científica entre UFSC e a empresa Ambientalis S.A.

Este trabalho de cooperação técnica tem como objetivo geral gerar um Atlas ilustrado sobre fungos anemófilos do Brasil.

Professor(es): Prof. Dr. Claudio Roberto Fonseca Sousa Soares


Desenvolvimento de substrato para produção de mudas florestais

Este projeto tem como objetivo a incorporação de microrganismos a um substrato comercial da Empresa Florestal SA, visando o aumento da produtividade de mudas florestais. Para tanto, segue a sequencia metodológica a ser utilizada: i) Definição do microrganismo de interesse; ii) Produção do inoculante em cultivo sólido e submerso; iii) Adição ao substrato comercial; iv) Testes de viabilidade do substrato + inoculante em função do tempo de armazenagem; v)  Teste de eficiência com plantas em viveiro.

Professor(es): Prof. Dr. Claudio Roberto Fonseca Sousa Soares


Núcleo de Avaliação de Reações do Tipo Alérgico a Drogas – NARTAD

O NARTAD visa fazer a avaliação clínica e laboratorial das reações alérgicas graves que ocorrem em ambiente hospitalar e orientar a conduta médica a ser adotada para esses pacientes. Além disso, o núcleo verifica o papel desempenhado por alguns marcadores inflamatórios, especialmente a Tryptase e a PTX3,  em diferentes situações clínicas

Professor(es): Prof. Dr.  Edelton Flavio Morato


Núcleo de Apoio Psicopedagógico do CCS

O projeto tem por objetivo atender os estudantes dos cursos alocados no CCS que possuam  demandas psicológicas ou pedagógicas, em um primeiro momento, por livre demanda, a fim de ajudar na resolução deste problema ou encaminhar para outras instâncias que tem parceria com o núcleo.

Professor(es): Prof. Dr. Edelton Flavio Morato


SIMBIOSIS – Empresa Júnior de Ciências Biológicas

Fundada em setembro de 2004, a Simbiosis Empresa Júnior de Ciências Biológicas é iniciativa de graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina voltada para consultorias nas áreas de Licenciamento Ambiental, Ecoturismo e Educação Ambiental, permitindo aos acadêmicos vivenciar experiências extracurriculares
A empresa surgiu com o intuito de suplementar a formação dos graduandos com o incremento de experiência prática em uma verdadeira empresa de consultoria dentro do próprio curso e conta com o apoio do Centro de Ciências Biológicas e do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
Além de graduandos do curso de Ciências Biológicas, a Simbiosis conta com integrantes de diversos outros cursos, como Agronomia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Aquicultura, Oceanografia e Psicologia.
Tutor da SIMBISOS desde a sua fundação em 2004, o Prof. Edmundo Grisard realiza a interlocução da empresa júnior com a UFSC e com parceiros externos, buscando o suporte institucional e promovendo suas atividades.
O site de SIMBIOSIS é www.simbiosis.ufsc.br

Professor(es): Prof. Dr. Edmundo Carlos Grisard


Projeto ECOffice

Este é um projeto da SIMBIOSIS – Empresa Júnior de Ciências Biológicas do CCB/UFSC patrocinado pelo SEBRAE/SC que foca na redução de gastos e impacto ambiental de empresas através da conscientização de colaboradores, realização de oficinas, palestras, formações e implantação de medidas sustentáveis no cotidiano dos colaboradores. O projeto ECOffice tem a intenção de diminuir o impacto ambiental de empresas através da medição de impacto (através de metodologias de medida de pegada ecológica e hídrica), a implantação de medidas sustentáveis no dia-a-dia da empresa (conforme demandas indicadas nas medições de impacto), a conscientização de colaboradores e a promoção de uma cultura de responsabilidade socioambiental. A redução dos impactos ambientais acarreta na diminuição significativa de gastos de água, luz, material de escritório, entre outros. Com a diminuição dos impactos da empresa, o projeto também prevê a promoção do marketing verde da empresa, como forma de atrair maior número de clientes, aumentar a satisfação de trabalho de colaboradores, assim como melhorar a imagem, em termos gerais, da empresa no mercado.

Professor(es): Prof. Dr. Edmundo Carlos Grisard


Cooperação técnico-científica entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a empresa Neoprospecta Pesquisa e Consultoria S/A

A Neoprospecta é a primeira empresa no hemisfério sul com tecnologia completa para análise microbiológica molecular em larga escala baseada em sequenciamento de DNA, sendo a única empresa de base biotecnológica voltada à este tipo de serviço baseada em Santa Catarina. Em suma, a Neoprospecta realiza análise em larga escala de microorganismos usando técnicas de sequenciamento de DNA aliada a um programa de análise de bioinformática desenvolvido pela própria empresa, cujo resultado é apontar quais microrganismos estão presentes em um amostra (de pessoas, de animais, de hospitais, de alimentos, etc…) e, dentre estes, quais são nocivos, causadores de doenças ou de interesse. O presente acordo tem por objetivo incentivar o intercâmbio técnico e científico entre a UFSC, em especial o PPG BTC (MIP/CCB) e a empresa NEOPROSPECTA para o desenvolvimento de pesquisas científicas, cursos, estágios, treinamentos, formação e outros serviços correlatos, julgados necessários, factíveis e de interesse comum.

Professor(es): Prof. Dr. Edmundo Carlos Grisard; Prof. Dr. Mário Steindel; Profa. Dra. Patricia Hermes Stoco


Cooperação técnico-científica entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto de Pesquisa e Diagnóstico Veterinário – IPDVET/SYGEN

O presente acordo tem por objetivo incentivar o intercâmbio técnico e científico entre a UFSC, em especial o PPG BTC (MIP/CCB) e a empresa IDPVET para o desenvolvimento de pesquisas científicas, cursos, estágios, treinamentos, formação e outros serviços correlatos, julgados necessários, factíveis e de interesse comum.

Professor(es): Prof. Dr. Edmundo Carlos Grisard; Prof. Dr. Mário Steindel; Profa. Dra. Patricia Hermes Stoco


Práticas em Parasitologia, Microbiologia e Entomologia ao alcance das escolas públicas de Florianópolis, SC

Este projeto tem como objetivo oferecer aos alunos de escolas públicas uma experimentação prática de microbiologia, parasitologia e entomologia complementando os conceitos teóricos adquiridos na escola e reforçando os conceitos de biológicos e de saúde.

Professor(es): Profa. Dra. Iraci Tosin; Profa. Dra. Patricia Hermes Stoco


LevTek – Biotecnologia de Leveduras

Este projeto prevê a criação de uma empresa para prestação de serviços em análises microbiológicas, de DNA e análises físico-químicas para nano e micro cervejarias.
No escopo de atividades encontra-se o desenvolvimento de produtos inovadores como kits para análise microbiológica em cerveja e desenvolvimento de metodologias rápidas para identificação de microrganismos deteriorantes no processo de fabricação da cerveja.

Professor(es): Profa. Dra. Iraci Tosin; Prof. Dr. Oscar Bruna Romero.


Cooperação técnico-científica entre UFSC e a empresa Ambientalis S.A.

Este trabalho de cooperação técnica tem como objetivo geral gerar um Atlas ilustrado sobre fungos anemófilos do Brasil.

Professor(es): Prof. Dr. Admir José Giachini; Prof. Dr. Márcio José Rossi


Consolidação e formalização do núcleo de ensino, pesquisa e extensão em agroecologia – NEPEA-SC

Objetivo: Consolidar e formalizar o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia – NEPEA-SC envolvendo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Centro de Ciências Agrárias – Florianópolis), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Campus Curitibanos), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural-EPAGRI (Regional da Grande Florianópolis, Estação Experimental de Ituporanga, Centro de Pesquisas para Agricultura Familiar – Cepaf e Regional de Chapecó) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Centro de Ciências Agroveterinárias).

Professor(es): Prof. Dr. Admir José Giachini


Desenvolvimento de substrato para produção de mudas florestais

Este projeto tem como objetivo a incorporação de microrganismos a um substrato comercial da Empresa Florestal SA, visando o aumento da produtividade de mudas florestais. Para tanto, segue a sequencia metodológica a ser utilizada: i) Definição do microrganismo de interesse; ii) Produção do inoculante em cultivo sólido e submerso; iii) Adição ao substrato comercial; iv) Testes de viabilidade do substrato + inoculante em função do tempo de armazenagem; v)  Teste de eficiência com plantas em viveiro.

Professor(es): Prof. Dr. Admir José Giachini; Prof. Dr. Márcio José Rossi


Projeto RONDON

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, e trata-se de um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.  Realizam atividades concentradas nas áreas de Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Agropecuária; Saúde; Tecnologia e Trabalho.

Professor(es): Prof. Dr. Alexandre Verzani Nogueira