Atividades

O Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP/CCB/UFSC) conta com 21 Docentes distribuídos em quatro áreas de atuação, a saber: Imunologia, Parasitologia, Microbiologia e Bioinformática. Todo o corpo Docente do MIP possui título de Doutor contando com diversos bolsistas de produtividade científica do CNPq.

1 – Atividades didáticas:

O MIP está envolvido na ministração de aulas teóricas e práticas para os cursos de Graduação em Medicina, Odontologia, Farmácia e Bioquímica, Nutrição, Enfermagem, Agronomia, Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Sanitária e Ciências Biológicas.

No âmbito da pós-graduação, o MIP/CCB alberga o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências (PPGBTC). Em 1988 a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criou o Programa Institucional de Biotecnologia (PIBIO), o qual serviu como incubadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. O curso de Mestrado foi implantado em março de 1996 e o curso de Doutorado em 2005, ambos com recomendação da CAPES. Este programa iniciou suas atividades com a área de concentração Agrícola e Florestal, tendo sido implementadas em 1999, 2000 e em 2006 as áreas de concentração Ambiental, Saúde e Genômica e Proteômica Aplicadas à Biotecnologia, respectivamente.

No final de 2010, com a finalidade de ajustar-se ao escopo das linhas de pesquisa do corpo docente credenciado e buscando atualização constante, foi proposta e aprovada uma reestruração total do Programa, que passou a chamar-se Programa de Pós Graduação em Biotecnologia e Biociências, com as seguintes áreas de concentração: Biotecnologia, Biologia Celular e Molecular e Microbiologia e Parasitologia. As disciplinas obrigatórias foram reformuladas, assim como algumas novas foram criadas.

O MIP/CCB também foi pioneiro no País ao ofertar, com o suporte do CNPq, da CTNBio/MCT e FAPESC, Cursos de Especialização em Biossegurança, tendo formado mais de 120 especialistas.

2 – Atividades de Pesquisa:

A área de Imunologia desenvolve pesquisa nas seguintes linhas: Desenvolvimento de vacinas, produção de insumos para diagnóstico e epidemiologia molecular; Interação patógeno-hospedeiro: detecção e caracterização de moléculas imuno-moduladoras; Regulação da resposta imune; Neurobiologia do estresse; Atividades biológicas de produtos naturais e sintéticos; Ecotoxicologia e monitoramento ambiental com financiamento do CNPq, NIH, TDR, FINEP, MS, IFS e FAPESC. O grupo participa do PPGBiotec e mantêm colaboração com pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras.

A área de Microbiologia Médica desenvolve pesquisa nas seguintes linhas: Atividades biológicas de produtos naturais e sintéticos; Novos antibióticos com financiamento do CNPq e FAPESC. O grupo participa do PPGBiotec e mantêm colaboração com pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras.

A área de Microbiologia dos Solos desenvolve pesquisa nas seguintes linhas: Otimização de bioprocessos; Utilização de microrganismos na agricultura, silvicultura e recuperação de ecossistemas; Valorização de resíduos agro-industriais na produção de cogumelos comestíveis e medicinais e Solubilização de fosfatos naturais por microorganismos do solo com financiamento da FAPESC e CNPq. O grupo participa do PPGBiotec e mantêm colaboração com pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras.

A área de Parasitologia desenvolve pesquisa nas seguintes linhas: Taxonomia, sistemática e biologia de flebotomíneos, Biologia controle e sistemática de culicídeos, Epidemiologia da doença de Chagas, Epidemiologia das Leishmanioses, Biologia molecular e metabolismo de organismos patogênicos; Atividades biológicas de produtos naturais e sintéticos; Genômica e proteômica de procariotos e eucariotos; Bioinformática aplicada à genômica e proteômica e Epidemiologia e diagnóstico da cisticercose com financiamentos do CNPq, EMBO, BMF, MS, SES-SC, FINEP e FAPESC. O grupo participa do PPGBiotec e mantêm colaboração com pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras.

3 – Atividade de extensão:

O MIP desenvolve diferentes atividades de extensão universitária, as quais estão disponíveis neste link.